A rede social Linkedin, propriedade da Microsoft e fundada em 2002, está em alta. E com tantas demissões em massa, acontecendo pelo país e mundo, tudo indica que vai continuar a ser a ferramenta de busca favorita dos recrutadores.
Você tem um perfil no Linkedin? Como está? Atualizado? Aquele selinho “open to work” ajuda ou atrapalha, no fim das contas?
Veja abaixo 6 dicas para deixar o seu Linkedin ideal para ser localizado pelos recrutadores:
- Na introdução, o “Título” deve incluir sua profissão principal, mas nunca inclua o nome da empresa onde você trabalha neste campo! Existe um campo específico para colocar o nome da empresa abaixo, e ele é opcional (você decide se inclui ou não).
- O selo “Open to Work” é um aliado dos recrutadores, que visualizam rapidamente pessoas disponíveis no mercado de trabalho, com as competências que a vaga a ser preenchida está exigindo. É verdade que muitos usuários estão, de fato, em busca de recolocação profissional, mas continuam trabalhando, e por isso não usam o selo anunciando que estão procurando outro emprego. Mas os recrutadores sabem disso também, e buscam com foco principal no perfil do usuário, e não somente através do selo. Por este motivo é muito importante usar as palavras certas no seu perfil.
- Use as palavras-chave! Sim, você já deve ter ouvido falar de SEO, ou ferramentas de busca e pesquisa. São usadas amplamente pelos recrutadores para localizar o candidato ideal para a vaga a ser preenchida. Então, o que você deve escrever no seu perfil? No campo “Sobre” descreva um pouco sobre sua trajetória profissional principal, seus interesses no próximo trabalho, seus diferenciais, e um pouquinho sobre seus hobbies. Se você já atuou em algum projeto específico, vale muito a pena mencionar. Se tiver algum portfólio, há campos no perfil para você incluí-los.
- Cuidado com as palavras! Palavras são como facas de dois gumes (corta de ambos os lados), então devem ser escolhidas com cuidado. Encher seu perfil com elogios sobre você mesmo não dá muita credibilidade. Então evite incluir “eu sou perfeccionista” “sou metódico” “sou expert em …” pois estas palavras são repelentes para recrutadores.
- Qual é, de fato, o seu nível de proficiência em inglês? É avançado ou fluente? Procure por um teste se tiver dúvidas sobre qual é seu verdadeiro nível de inglês. Coloque no perfil as habilidades que você verdadeiramente tem. E é um idioma muito relevante, então, independente de sua proficiência, não deixe de aprimorar cada vez mais!
- Por fim, um pequeno (grande!) detalhe: a foto. O Linkedin é uma rede profissional, então certifique-se de que a foto escolhida seja adequada, formal e visível. Fotos de passeios ou em momentos de descontração não são recomendadas.
Até a próxima!